Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

Pavimentação de rodovia entre Ibitiara e Novo Horizonte

A Bahia passa a contar com mais 43 quilômetros de estradas totalmente trafegáveis. O governo estadual, por meio do Derba inaugurou na manhã deste sábado (15) a pavimentação de 21 km da BA-152 entre os municípios de Novo Horizonte e Ibitiara, onde os investimentos foram comemorados com o reizado e o samba de roda, manifestações culturais típicas da região. Também foi entregue a renovação do pavimento da BA-152, que parte do entroncamento da BR-242 até Ibitiara com 22 quilômetros. O governador Jaques Wagner, acompanhado de parlamentares e do ministro das Cidades, Mário Negromonte, participou das inaugurações nas duas cidades. As obras custaram aproximadamente R$ 16 milhões aos cofres estaduais.

Aos 65 anos, Mamédio Freitas mora com a família há três décadas às margens da estrada estadual que liga Novo Horizonte a Ibitiara. Ele observa que o asfalto que passa na porta da sua pequena propriedade também beneficia outras pessoas. “Melhorou não foi só pra nós, não. Foi pra todo mundo. Pra quem tem moto, pra quem tem carro e pra quem tem bicicleta”.

Maria Rosa Oliveira, 70 anos, é nascida e criada em Novo Horizonte, conhecida também como Terra do Alho. Para ela, a pavimentação do trecho é sinônimo de desenvolvimento. “A estrada estava cheia de buraco e agora ficou boa pra gente andar. Melhorou tudo e continua melhorando”.

A aposentada aproveitou para lembrar aos condutores que dirijam com responsabilidade. “Os jovens, principalmente, precisam saber que não podem beber e dirigir”, recomendou.

O diretor geral do Derba, Saulo Fillinto Pontes, explicou que o trecho recuperado na BA-152 entre a BR-242 até Ibitiara é uma medida preventiva e reduz os custos de manutenção no futuro. “Fizemos o rejuvenescimento do pavimento existente com lama asfáltica. Desta forma, prolongamos por mais três ou quatro anos a vida útil do pavimento que estava deteriorado. Isso evita que neste período precisemos fazer trabalhos de restauração a um custo muito superior”.

Durante o discurso em Novo Horizonte, o governador Jaques Wagner anunciou o lançamento de um programa para limpeza das aguadas e das barragens que são utilizadas para armazenar água. O governador também informou que o Estado irá elaborar um projeto para construir a ligação pavimentada até Ibiajara e Rio do Pires, num total de 47 quilômetros. “Optamos por fazer aqui um asfalto de boa qualidade a exemplo do que estamos fazendo em todas as regiões da Bahia. É assim que queremos fazer as melhorias de infraestrutura necessárias: com qualidade”.

Dezenas de estudantes e profissionais da educação participaram dos atos em ambas as cidades. O chefe do Poder Executivo baiano também fez uma homenagem ao Dia dos Professores, comemorado todo dia 15 de Outubro. “É uma profissão das mais sublimes. Depois do pai e da mãe em casa, a responsabilidade de educar é dos professores e professoras na escola”, finalizou.

Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário