Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Barragem de Rio de Contas poderá ter a comporta emperrada

Barragem de Rio de Contas
Pequeno trecho da matéria que se encontra no site Mandacaru da Serra sobre o problema da água em Livramento.
Estima-se que o faturamento da produção obtida com a irrigação gire em torno de R$1 bilhão, mas isso não tem sido suficiente para sensibilizar autoridades e produtores para a necessidade de conservação dos equipamentos. A parede do açude e o canal a céu aberto que leva água para as lavouras apresentam fissuras que estão a exigir profunda análise técnica, pois, aparentemente, demonstram ser de alta gravidade. Ademais, uma peça da comporta quebrou-se, pelo desgaste natural, e a operação de abertura e fechamento está sendo feita de forma improvisada.

Após mais de 20 anos sem manutenção adequada, a comporta poderá emperrar a qualquer hora. O mais provável é que isso ocorra com ela fechada, impedindo a liberação da água para irrigação, mas poderá acontecer com ela aberta, provocando o esvaziamento descontrolado do manancial. Tudo isso é do conhecimento da Coordenação Estadual do DNOCS, para onde já foram enviados vários pedidos de providências, segundo garante o chefe local do Departamento, Pedro Antônio Oliveira Lima.
Dando a impressão de que assistem a tudo de camarote, estão os produtores e as autoridades estaduais e municipais, parlamentares inclusos. Parecem ignorar que se o sistema entrar em colapso, qualquer que seja o motivo, será um desastre para a economia do município, hoje sustentada na agricultura irrigada, afetando, também, a produção estadual.

Fonte: http://mandacarudaserra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário