Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

Diminuição da desigualdade no Brasil espelha mudanças ocorridas no mundo

Agência Brasil

Brasília – A diminuição da desigualdade de renda na última década no Brasil se assemelha ao movimento verificado no conjunto de todos os países. De acordo com análise em andamento no Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV), o índice de Gini (que mede a desigualdade socioeconômica) caiu de 0,596 em 2001 para 0,519 em janeiro de 2012 no Brasil. O mesmo indicador agregado para o mundo todo caiu de 0,5448 para 0,52 no mesmo período.

“Aqui, no Brasil, a desigualdade cai porque a renda cresce no Nordeste; e cresce mais entre analfabetos, negros, moradores de favelas, campesinos e trabalhadores da construção. E no mundo? A desigualdade cai porque a China e a Índia estão crescendo muito”, explica o economista Marcelo Neri, chefe do CPS/FGV. Na opinião dele, a comparação dos índices mostra que “o Brasil é uma maquete muito próxima do mundo”.

Semelhanças à parte, Neri chama a atenção para a diferença de dinâmicas entre o Brasil, a China e a Índia. Segundo ele, na última década, o Brasil diminuiu a desigualdade interna ao mesmo tempo em que registrou crescimento econômico. Na China e na Índia (que concentram metade dos pobres do mundo e onde o crescimento do Produto Interno Bruto é maior que o crescimento do PIB brasileiro), a desigualdade “está explodindo”.

Para ver a reportagem completa aperte no link: http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=5819344&t=Diminuicao+da+desigualdade+no+Brasil+espelha+mudancas+ocorridas+no+mundo

Fonte: http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=5819344&t=Diminuicao+da+desigualdade+no+Brasil+espelha+mudancas+ocorridas+no+mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário