Foto: José Carlos Benigno |
O primeiro trecho a ser asfaltado deve ser o entre Seabra-BA, Paramirim-BA e Caetité-BA, de onde daria acesso ao Estado de Minas Gerais até Montes Claros. O trecho entre Montes Claros-MG e Guanambi-BA(onde a BR 122 cruzará com a Ferrovia Oeste-Leste e está previsto um Pátio Intermodal (Porto Seco) em Guanambi) já está construído; entre Guanambi e Caetité coincide com a BR 030 em boas condições; e de Caetité até Paramirim um trecho está asfaltado dá acesso à INB, Industrias Nucleares do Brasil, e o resto em leito natural.
De Paramirim até Seabra seria necessário absorver trechos de rodovias estaduais e construir outros trechos que atravessam a Chapada Diamantina. De Seabra-BA deverá ser ligada até Juazeiro-BA. O trecho entre a BR 242 e América Dourada-BA(chamado de rodovia do biodiesel) já está construído e deverá ser restaurado pelo DNIT e de lá a BR 122 ser construída até Juazeiro-BA atravessando uma área também com grande potencial eólico e mineral.
Com a construção da BR 122 grande parte do trânsito da BR 116 passará para a BR 122, que será um importante via de ligação entre as regiões sudeste e nordeste, trazendo desenvolvimento para essa região esquecida pelos poderes públicos que se transformaria num importante corredor rodoviário e haveria diminuição das distâncias entre várias regiões, já que a BR 122 será a ligação mais curta entre todo sertão nordestino, Estados do Ceará, parte do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, sertão de Pernambuco e da Bahia e as regiões Sudeste/Sul do Brasil.
Se observarmos há um verdadeiro gargalo no sistema rodoviário da Bahia porque na fronteira entre a Bahia e o Sudeste há somente duas rodovias federais concluídas ligando essas regiões: a BR 116 e a 101 enquanto na fronteira entre a Bahia e os outros Estados do nordeste(PE e SE) há cinco rodovias federais ligando a Bahia aos outros Estados do nordeste: a BR 101, BR 116, BR 407 e a BR 110(todas estas BRs concluídas e em boas condições de tráfego) e a BR 235 que está em construção.
Isso tem provocado um super tráfego na BR 116 que acaba por se tornar a principal ligação entre todo o sudeste/sul e o nordeste porque o que acontece é que o tráfego entra na Bahia pela BR 116 e ao chegar em Feira de Santana se divide entre cinco rodovias federais caso vá para Salvador ou os outros Estados do nordeste, ou segue para o interior sertão da Bahia dando um verdadeira ”volta” o que causa o aumento de distâncias entre várias regiões do nordeste e aumento do custo dos transportes.
Não existe uma ligação em boas condições entre as regiões de Juazeiro, Irecê, Chapada Diamantina e a Serra Geral da Bahia o que dificulta de sobremaneira o transporte, comércio, industrialização e desenvolvimento do semi árido nordestino. A BR 122 será um grande corredor rodoviário que ajudará a resolver esses problemas do sertão baiano e será muito relevante tanto para ser um eixo de ligação entre regiões da Bahia como entre os vários Estados do nordeste.
César.
Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br/v1/2012/03/12/cidadao-quer-que-construcao-da-br-122-que-passaria-por-paramirim-saia-do-papel/
Essa obra será de fundamental importância para Paramirim pois ajudará no desenvolvimento do turismo e tornará possível o acesso a várias regiões do Brasil transformando a cidade numa rota rodoviária e também facilitará o escoamento da produção e investimentos em áreas como a energia eólica. Já foi incluída pelo Senador Walter Pinheiro no Plano Plurianual mas depende de apoio de nossos políticos para sair do papel:
ResponderExcluirPPA - Plano Plurianual 2012-2015
04AK - Construção da BR-122/BA
Custo Total: R$ 500.000.000
http://www.camara.gov.br/internet/comissao/index/mista/orca/ppa/PPA_2012_2015/autografos/04-anexoIII.pdf