Por Rodrigo Ferraz
O
manual “A redação no Enem 2012 – Guia do Participante” foi divulgado
pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta segunda-feira (30). O
documento é destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes que se
inscreveram para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem).
O manual tem 50 páginas e esclarece com detalhes as novas regras de
correção da prova de redação do exame. O documento terá inicialmente uma
tiragem de 1.600.000 cópias, a serem distribuídas às escolas públicas
de todo o Brasil.
O presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, informou que o objetivo do
material é detalhar os critérios utilizados na correção, além de tornar o
processo mais transparente. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de
novembro deste ano.
No ano passado, mais de 120 estudantes
entraram na Justiça para pedir vistas da prova, por não concordarem com o
resultado. “No guia está definido o que se espera de cada uma das
competências da redação com exemplos. Queremos dar mais objetividade à
correção de um texto que é subjetivo”, disse o ministro Aloizio
Mercadante nesta segunda.
LEIA O GUIA DE REDAÇÃO
Principal mudança
Segundo o G1, dois avaliadores independentes atribuirão notas à redação.
A nota final – que vai de 0 a 1.000 – será calculada pela média
aritmética das duas notas. Cada avaliador irá considerar cinco
competências, que permanecem iguais às das edições passadas do exame. Em
cada competência, o candidato pode somar no máximo 200 pontos.
Em caso de discrepância entre as duas notas, tanto nas notas finais
quanto em nota de qualquer uma das competências, um terceiro avaliador
será convocado para corrigir a redação, e sua nota será considerada
final. Esta é a principal mudança instituída pelo MEC neste ano.
Se a nota do terceiro avaliador também for discrepante em relação às
demais, uma banca composta por três examinadores atribuirá a nota final.
Veja as competências da redação do Enem:
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos
das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de
vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Melhores redações
Seis redações que receberam a nota máxima (1.000 pontos) no Enem 2011
foram selecionadas para o Guia. Os textos são seguidos de comentários a
respeito da construção da redação de candidatos do Rio de Janeiro, de
Minas Gerais e de São Paulo. O tema do ano passado foi “Viver em rede no
século XXI: os limites entre o público e o privado”.
O Guia foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da
Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conjunto com especialistas em
Língua Portuguesa. Fonte: Correio da Bahia.
Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/mec-divulga-novas-regras-de-correcao-da-redacao-do-enem-2012/
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