Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Seis municípios da região sudoeste são premiados com selo do UNICEF

Da Redação Do Blog Resenha Geral
 
Os municípios de Licínio de Almeida, Caetité, Mortugaba, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real e Paramirim, situados na região sudoeste do estado, foram premiados na última quinta-feira (29) com o selo “Município Aprovado” pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. A honraria foi concedida em um evento realizado no Museu Nacional em Brasília.

No evento, foram premiados os municípios do norte e nordeste do país que se destacaram em políticas públicas que garantem direitos de crianças e adolescentes. No evento, estiveram presentes o presidente do Unicef no Brasil, Gary Stahl, as ministras Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Luiza Bairros (Igualdade Racial), além de governadores, parlamentares e gestores municipais e estaduais.


Ao todo, 204 municípios baianos se inscreveram no projeto. Segundo o Unicef, municípios que receberam o selo avançaram nos indicadores dos eixos de impacto social e gestão de políticas públicas, além do oferecimento de participação social na administração pública local.

O que é o Selo UNICEF

O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.
Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/seis-municipios-da-regiao-sudoeste-sao-premiados-com-selo-do-unicef/#more-130208

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nova versão da "Nega do Zofir" é colocada sobre a Serra das Almas

Foto: L12
Uma nova versão da obra de arte, batizada pelo seu criador como “Escrava da Natureza”, ou simplesmente “Nega do Zofir”, foi colocada no mesmo lugar da anterior na manhã desta terça-feira (20/11). A partir de agora, quem passar pela “Estrada Ecológica”, que liga Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas,  vai poder, novamente, apreciar com reverência e entusiasmo a  mais famosa criada pelos artistas Zofir Oliveira Brasil, Barroco Abreu e Elpídio Martins, na década de 60, que misteriosamente desapareceu do seu expositor natural, em junho de 2010.

Opiniões divergem sobre o que possa ter acontecido com a arte original, uns afirmam que foi resultado de ato de vandalismo, outros acreditam em queda natural, visto que o monumento já estava bastante desgastado pelo tempo, mas só os laudos periciais podem desvendar o mistério. Até agora, nada foi oficialmente confirmado.

De acordo com Marcelo Badaró, secretário de turismo de do município de Rio de Contas e mentor da nova versão da “Nega do Zofir”, uma verdadeira operação foi montada para levar o monumento até o seu tripé original, no alto de uma pedra de origem vulcânica, na Serra das Almas. “Foi necessário mobilizar 15 homens para poder colocar a Peça sobre a pedra”, esclareceu Marcelo.

O L12 Notícias tem a honra de registrar as primeiras imagens da nova versão da “Nega do Zofir”, já em seu local de origem. Confira:

Do L12 Notícias
Email: administracao@l12.com.br

Fonte: http://www.l12.com.br/index.php/destaque/destacadas/2349-nova-versao-da-qnega-do-zofirq-e-colocada-sobre-a-serra-das-almas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Acidente com ônibus da Novo Horizonte que saiu de Ibipitanga mata criança e deixa 4 feridos

da Redação do Resenha Geral
Foto:  Rodrigo Dias / EPTV
Um acidente com um ônibus de passageiros matou uma criança de 6 anos e deixou 4 feridos na manhã desta quinta-feira (15) na Rodovia Fernão Dias, próximo a Perdões (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus da Viação Novo Horizonte bateu na traseira de um caminhão por volta de 9h. Ainda conforme a polícia, em matéria publicada no site G1, o ônibus saiu de Ibipitanga (BA) com destino a São Paulo levando 34 passageiros. A criança que morreu era filho do motorista do veículo.

Segundo a concessionária Autopista Fernão Dias, a criança viajava com a mãe na frente do ônibus, ao lado do motorista. Ela morreu prensada entre o caminhão e o ônibus. Os feridos são o motorista, a esposa dele que estava ao lado e dois passageiros. Nenhum deles corre risco de morte.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/acidente-com-onibus-da-novo-horizonte-que-saiu-de-ibipitanga-mata-crianca-e-deixa-4-feridos/

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

27 milhões em Projetos para fomentar a Cultura da Bahia

Pauta: Oficina de Orientação na elaboração de projetos do FCBA. 
Período: novembro e dezembro 2012 
Horário: 08:00 às 17:00h. 
Macro: Coordenador do Macroterritório: Cleber Eduão 



São 27 milhões em projetos que estarão à disposição dos agentes culturais do Estado da Bahia. Os editais estarão abertos a partir do dia 03 de dezembro até 17 de janeiro 2013.
Na oficina Vandick Coqueiro estará dinamizando os editais juntamente com os proponentes, pessoa física ou pessoa jurídica de direito privado, exceto o edital de formação que poderá ser através de escolas e universidades públicas.
 

Bacia do Rio Paramirim Botuporã Secretaria de Educação e Cultura 21 e 22/11
Rio do Pires Câmara Municipal dos Vereadores 19 e 20/11
Paramirim Câmara 29 e 30/11
Erico Carodoso Clube Social 26 e 27/11
Ibipitanga Centro de Cultura Municipal 15 e 16/11
Macaúbas Centro Cultural de Macaúbas 13 e 14/11

sábado, 10 de novembro de 2012

Reunião Territorial da Bacia do Paramirim aborda levantamento histórico dos municípios

Foto: Jornal do Sudoeste
Integrantes do Comitê do Território de Identidade da Bacia do Paramirim participaram, na manhã do último dia 16, na sede da Fundação Professor Motta, em Macaúbas, de uma reunião que teve por objetivo identificar e elaborar documento com o histórico de cada um dos nove municípios que compõem o colegiado. O documento, atendendo recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, servirá de base para a elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável.

No encontro foram definidos a metodologia de elaboração e atualização do Plano, caracterização geral do Território, gestão social do Território, visão de futuro, objetivos estratégicos do Plano, desafios e gargalos, eixos aglutinadores, Programas e Projetos.

De acordo com Jackson Souza Silva, Coordenador do território de identidade da Bacia do Paramirim, o Comitê Gestor terá um papel importante na elaboração do Plano, sendo responsável pelas informações institucionais, de gestão social e objetivos estratégicos, entre outros, que servirão de parâmetro para elaboração final do plano.

No final da reunião, foi formada uma subcomissão composta pelos historiadores regionais com objetivo de fazer um levantamento histórico de cada um dos municípios do Território, que seria apresentado em encontro no município de Botuporã.

O Comitê Gestor avalia, ainda, a sugestão feita pelo professor Ático Vilasboas, para realização de um Seminário que oportunize o aprofundamento da identificação e análise da história de cada um dos municípios da região e permita uma troca de experiências entre as populações envolvidas.

Participaram do encontro, presidido pelo Coordenador do Território de Identidade da Bacia do Paramirim Jackson Souza Silva, Gilenio Nunes Caldeira (Agente de Desenvolvimento), Marcos Ricardo Figueiredo Pinto (Presidente da Câmara Municipal de Macaúbas), Adenilde Machado E Mayane Santana (Projeto Literatura Interativa do Território Bacia do Paramirim), Fernando Carneiro (Engenheiro Ambiental de Tanque Novo), Uilson Magalhães Silva (Escritor e Historiador de Botuporã), Gilvando Martins Neves (Advogado e Historiador de Paramirim), Ático Vilasboas (Historiador e Professor Aposentado/ Presidente da Fundação Cultural Professor Mota), Gilmar Bonfim dos Santos (Pólo Sindical dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Bacia do Paramirim), João Figueiredo Vaz (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaúbas), Augustinho Rangel (Associação Brota D’água – Boquira) e Helena Pereira Barbosa (Associação Agricultores Familiares de Veredinha)

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br/v1/2012/11/10/reuniao-territorial-da-bacia-do-paramirim-aborda-levantamento-historico-dos-municipios/

Prefeitos eleitos da Bahia participam de fórum em Camaçari

Por Rodrigo Ferraz
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (09) foi realizada a abertura do Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos, Sustentabilidade e Inovação, Desafios para a Nova Gestão, em Camaçari. O objetivo do evento é fazer com que os gestores compartilhem experiências e conhecimento sobre a gestão pública no estado da Bahia.

O evento é promovido pela UPB, no Resort Vila Galé Maré, em Camaçari. Durante o final de semana serão ministradas palestras que discutirá temas como Sustentabilidade e Inovação: Desafios para a Nova Gestão;Transição de governo democrática e republicanaA comunicação e marketing aliados a gestão municipal; e Municípios e a nova legislação do saneamento.


“Estamos hoje vivendo uma realidade complicada nos municípios. Em 2008, 223 prefeitos foram para reeleição, 142 se reelegeram, 63.3%. Em 2012, 234 prefeitos foram para a reeleição, apenas 118 conseguiram a reeleição, ou seja, 50%, menos que 2008. A causa foi a crise internacional que incidiu sobre o município. Aqui na Bahia, 42 municípios tiveram população reduzida e já perderam FPM. Além disso, houve a desoneração do IPI, caiu o FPM, principal receita da maioria dos municípios brasileiros. Tivemos ainda a seca que prejudicou muito o Nordeste e, consequentemente, a reeleição de muitos prefeitos. Essa complexidade toda tem atingido os municípios”, disse o presidente da UPB, prefeito de Camaçari Luiz Caetano em seu discurso na abertura do evento.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/prefeitos-eleitos-da-bahia-participam-de-forum-em-camacari/#more-127501

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Presidente Dilma inaugura Adutora do Algodão na região de Guanambi

Por Rodrigo Ferraz
Foto: Ascom
Na manhã de hoje (sexta-feira) a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, participou da cerimônia de inauguração da primeira etapa do sistema adutor da região de Guanambi – Adutora do Algodão. A solenidade aconteceu na cidade de Malhada.

De acordo com a Codevasf, uma das empresas realizadoras do projeto, a Adutora do Algodão levará água do rio São Francisco para Guanambi e demais cidades e distritos da região, sendo estendida até Caetité, no sudoeste do estado, e terá capacidade para atender, nos próximos 20 anos, mais de 300 mil habitantes.


A primeira etapa conta com um investimento de cerca de R$ 136 milhões – oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – para a construção de 279 quilômetros de adutoras, uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de lodo, seis elevatórias e seis reservatórios, gerando uma vazão de 450 litros por segundo, quando em sua plena capacidade.

Segundo a Codevasf, a previsão é que essa fase da adutora beneficie mais de 110 mil pessoas localizadas em Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Matina, Guanambi, Mutãs (Guanambi) e Pajéu do Vento (Caetité), além de localidades rurais situadas ao longo da área de influência do sistema.
Com informações da Assessoria de imprensa da Codevasf.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/presidente-dilma-inaugura-adutora-do-algodao-na-regiao-de-guanambi/
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quase 50% dos universitários não se sentem preparados para trabalhar, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada recentemente mostra que os universitários não se sentem preparados para colocarem em prática o que aprende na faculdade. O levantamento feito pela Trabalhando.com ouviu 300 pessoas e 45% desse total afirmaram não se sentirem preparados para assumir as responsabilidades no mercado de trabalho, que quase sempre tem como porta de entrada o estágio. Entre os entrevistados, 28% dos universitários acham que a instituição de ensino onde estudam não os prepara para o mercado de trabalho, e 17% dizem que o curso que fazem é completamente voltado para a área acadêmica. Por outro lado, 55% se consideram preparados para trabalhar e 36% dizem que fazem aulas práticas e teóricas com foco em carreira. Dos ouvidos, 19% atribuem a confiança a atividades extracurriculares promovidas pela instituição de ensino, como palestras e seminários.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/125974-quase-50-dos-universitarios-nao-se-sentem-preparados-para-trabalhar-aponta-pesquisa.html

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

340 municípios baianos estão à beira do colapso devido à queda na arrecadação

As ações de incentivo a setores industriais com a redução do IPI para veículos automotivos e para a chamada linha branca deixaram 340 municípios baianos em estado de calamidade financeira, de acordo com diagnóstico feito pelo vice-governadorbaiano, Otto Alencar (PSD).

Em entrevista à Tribuna, Otto disse que “os municípios que vivem de repasses do governo federal, de repasses do Fundo de Participação, estão todos quebrados, salvo aqueles que têm ICMS alto”, alertou Alencar.

Segundo ele, apenas cidades que possuem as próprias fontes de arrecadação não estão passando por problemas econômicos após o arrocho do governo federal no Fundo de Participação dos Municípios e dos Estados.

“São aqueles que estão na região metropolitana de Salvador, nesse entorno de 100 km, que têm petróleo, derivados de petróleo, indústria química, pneus, indústria automotiva, aqui por perto, e os que têm industrialização de Feira de Santana para cá. E os que vivem lá no extremo sul, que vivem de celulose, e lá no oeste, São Desidério, Luís Eduardo e Barreiras”, exemplifica o vice.

Evitando criticar ostensivamente a atuação do Palácio do Planalto, Alencar sugere que o problema está no Congresso Nacional, que prefere não discutir um novo pacto federativo entre as instâncias federal, estadual e municipal – além dos pontos visualizados como negativos na atuação dos congressistas, conforme indicação prévia do próprio vice-governador em entrevista à Tribuna. “O Congresso Nacional não atenta pra isso. Eu não vejo uma voz eleita pelos prefeitos defender os interesses dos municípios”, aponta.

A situação é extremamente delicada e, de acordo com a análise do vice-governador, teve repercussão decisiva nos resultados das urnas nas cidades de pequeno e médio porte que dependem dos recursos do fundo para sobreviver.

“A reeleição foi dificílima, devendo fornecedor, devendo comércio, devendo folha de pagamento e sem recursos para pagar. Em quatro meses perde quase 100% da arrecadação do Fundo de Participação. Estão todos quebrados”, avalia Alencar, lembrando a situação do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), que suspendeu o pagamento do próprio salário para adequar-se à Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O que tem que ser feito é uma união das prefeituras dos estados brasileiros para fazer uma marcha em Brasília e dizer: ‘tudo acontece nos municípios, o governo não pode mais retirar recursos e fazer sacrifícios dos municípios e dos munícipes’. Isso é insuportável”, completou o vice-governador.

Segundo ele, as medidas de austeridade, resultado de intervenções como a redução do IPI, provocam impacto reduzido no plano federal, mas tornam-se um verdadeiro problema para cidades que dependem dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios.

Tribuna da Bahia

Fonte: http://www.l12.com.br/index.php/bahia/governo/2288-340-municipios-baianos-estao-a-beira-do-colapso-devido-a-queda-na-arrecadacao