Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Produção de maracujá afetada pela seca na região de Livramento de Nossa Senhora

Da Redação do Resenha Geral

Por causa da seca, cultura da fruta está prejudicada. O Rio Brumado, que abastecia as cidades de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas está seco.

Os moradores das cidades de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de contas não se recordam quando foi que caíram chuvas consistentes na região. Há meses que não chove nessas cidades, reflexo da grave seca que afeta toda a Bahia, considerada a maior dos últimos 47 anos.

Dom Basílio, junto com outros dois municípios vizinhos, Livramento e Rio de Contas, se destacam na produção do maracujá, fruto que ainda resiste à falta d’água. Segundo a EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, 30%da produção nacional saía dessas cidades. Antes da seca, a área plantada com a fruta nas três cidades somava 20 mil hectares. Mas nesta safra os produtores foram obrigados a reduzir a área por causa da falta de chuvas: hoje, são 12 mil.

O Rio Brumado, que abastece os municípios, está completamente seco. Muitos produtores têm apelado para a perfuração de poços artesianos, para tentar continuar produzindo. Mas nem todos os poços têm dado água. A esperança dos produtores é de que cheguem as chuvas do mês de outubro, para amenizar a situação.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/producao-de-maracuja-afetada-pela-seca-na-regiao-de-livramento-de-nossa-senhora/#more-125940

Nenhum comentário:

Postar um comentário